quinta-feira, 14 de março de 2019

7º ano EDUCAÇÃO FÍSICA 1º TRIMESTRE/2019

EDUCAÇÃO FÍSICA

Profª Mayara Campos Rodrigues
Educação Física
2º Colégio Militar da Policia Militar “Marcantônio Vilaça II”

Conteúdo 02: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

      A origem da educação física escolar tem uma longa história que poucos conhecem. Até chegar a essa educação física que conhecemos hoje, a disciplina passou por modificações ao longo de toda a história do        Brasil.
      Começando desde à chegada da Família Real Portuguesa (1800), passando pelo período de Getúlio Vargas (1930) até os dias atuais.
      Dessa maneira, é possível afirmar que houve uma evolução na história da educação física no Brasil. Com o passar dos anos, a importância de ter essa disciplina nas escolas foi se tornando mais clara
Atualmente, essa matéria é obrigatória na maioria dos níveis de ensino e com isso fica evidente todos os benefícios dessa prática na vida dos estudantes.

Como surgiu a educação física na escola?

O início da preocupação com a educação física no Brasil foi em meados de 1800, junto a chegada da Família Real Portuguesa em solos brasileiros. Porém, de acordo com o graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Arnaldo Elói, o ensino dessa prática só foi incluído em 1851 através da reforma Couto Ferraz.

Período  Ginástica

      Essa reforma ganhou o nome Couto Ferraz em homenagem ao seu coordenador. Entre as medidas adotadas por ela estava a de melhorar o ensino. “Três anos após a reforma, no ano de 1854, a ginástica torna-se disciplina obrigatória no primário e a dança no secundário”

Período  Higienista

      Com o passar dos anos, a educação física ganhou um caráter higienista. Isso significa dizer que naquela época, a prática de exercícios estava relacionada a questões de higiene e saúde.

Período Militarista

      Depois, a disciplina passou a ser utilizada pelos militares. Nesse caso, como forma de contenção e ordem da sociedade, principalmente dos mais jovens.
       Surgiu o chamado militarismo, em que se passa a ter como objetivos na escola, a formação de indivíduos capazes de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra. O que acontece a partir daí foi uma busca por indivíduos fisicamente ‘perfeitos’, onde os incapacitados eram excluídos da prática.”
Período Esporte 
      Então, a partir da segunda metade do século XX a educação física inicia um processo marcante na história. Esse período foi chamado de “esportivização”. Uma tática empregada pelos militares para mostrar um “Brasil Gigante”.

Evolução da educação física

      Em primeiro lugar, é importante destacar que os exercícios físicos surgiram bem antes das institucionalizações. Por exemplo, os povos indígenas já praticavam atividades que necessitavam de esforço físico. Contudo, essas práticas eram usadas para garantir sobrevivência e exaltar a cultura indígena.

Primeira escola de educação física no Brasil

      Apesar da longa história da educação física no Brasil, a primeira escola destinada exclusivamente a essa área só foi criada em 1910.Institucionalizada pela Polícia Militar, a escola preparava profissionais de educação física.
      Além disso, era chamada de Força Pública do Estado de São Paulo. Hoje em dia, existem faculdades públicas e particulares que oferecem o curso dessa área para a formação de um profissional.
      Lutas, danças, caça e outras atividades exigiam preparo físico dos índios. De forma semelhante ocorreu com os africanos, que trouxeram suas danças e lutas, como a capoeira. Hoje em dia, a capoeira é considerada um esporte por muitos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário