Educação
física
Conteúdo 3º trimestre
Mayara Campos Rodrigues
Professora de
Educação Física
Colégio Militar da Policia Militar
“Marcantonio Vilaça II”
7ª ano
Jogos
conceito e classificação
Jogo e Esporte
É comum a utilização dos termos jogo e esporte para designar as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal.
É comum a utilização dos termos jogo e esporte para designar as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal.
Jogo
Conceito de jogo e esporte
De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996).
De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996).
Já o esporte, é considerado uma prática social que
institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, projetando-se numa dimensão
complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade
que o cria e o pratica (TAFFAREL
et al, 1992).
Diferenças
entre jogo e esporte
JOGO:
Possui competições assistemáticas ou não possui competições
Caracteriza-se pela espontaneidade, fantasia, flexibilidade das regras e dos nomes.
Possui regras não institucionalizadas\flexíveis.
JOGO:
Possui competições assistemáticas ou não possui competições
Caracteriza-se pela espontaneidade, fantasia, flexibilidade das regras e dos nomes.
Possui regras não institucionalizadas\flexíveis.
ESPORTE:
Possui competições sistematizadas
Caracteriza-se pela competição, pela busca do alto rendimento e pelo desenvolvimento de habilidades motoras específicas.
Possui regras institucionalizadas\universais, por isso necessita de instituições regulamentadoras (ligas, federações e confederações).
Possui competições sistematizadas
Caracteriza-se pela competição, pela busca do alto rendimento e pelo desenvolvimento de habilidades motoras específicas.
Possui regras institucionalizadas\universais, por isso necessita de instituições regulamentadoras (ligas, federações e confederações).
A Importância do Jogo
O jogo oferece situações de aprendizagem ricas e
interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os
participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações,
troca de informações e pontos de vista, modificações de conceitos e
conhecimentos diversos.
O jogo, possibilita
ainda, o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas relacionados à
sociedade, ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às capacidades e habilidades
físico/motoras, aos limites e às regras. Proporcionam experiência de situações
de convivência e conflito, transferíveis para o cotidiano familiar, escolar e
do mundo do trabalho.
História do Jogo
Os jogos existem desde a pré-história e seus registros
indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como
forma de manifestação da cultura de povos da Ásia, na América pré-colombiana,
na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do
Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e
religiosa (RAMOS, 1982, p.56).
Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram
compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos Jogos
Olímpicos da Grécia Antiga. Há registros de jogos encontrados em paredes de
cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se
apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades como a
caça e pesca) um caráter lúdico.
Classificações dos Jogos
Os jogos são classificados em três categorias, que são
interligadas histórica e teoricamente:
• Jogos Populares;
• Jogos de Salão;
• Jogos Esportivos.
Jogos Populares
Os jogos populares são aqueles em que seus elementos podem
ser alterados pelos próprios jogadores e possuem regras flexíveis. São jogos
que não precisam de materiais elaborados, na maioria das vezes os materiais
necessários estão presentes no ambiente de vivência do jogo. Desta forma, os
jogos populares variam de lugar para lugar. São exemplos de jogos populares:
toca, barra bandeira, esconde-esconde, 7 pecados, notinha, 7 cacos, dono da
rua.
Os jogos populares são importantes instrumentos de
socialização das crianças e adolescentes, pois permitem ao jogador se conhecer,
conhecer o outro e o ambiente onde a atividade é vivenciada. Permitem aos
jogadores a vivência de situações problemas que requerem discussões, diálogos e
acordos para resolvê-las.
Jogos de Salão
Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que
utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras
pré-determinadas. São caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de
estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo.
São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha,
uno, fubica, quebra cabeças, e outros.
Jogos Esportivos
São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de
fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois
esportes. Exemplos: trave a trave ou barra a barra, futevôlei, dupla, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário