terça-feira, 1 de outubro de 2019

Conteúdo 3º trimestre 7ª ano "Jogos conceito e classificação"


Educação física
Conteúdo 3º trimestre
Mayara  Campos  Rodrigues
Professora de  Educação Física
Colégio Militar da Policia Militar
“Marcantonio Vilaça II”
7ª ano

Jogos
conceito e classificação

Jogo e Esporte
É comum a utilização dos termos jogo e esporte para designar as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal.
 Jogo                            

Esporte


Conceito de jogo e esporte

De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996).
o esporte, é considerado uma prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, projetando-se numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica (TAFFAREL et al, 1992).
              Diferenças entre jogo e esporte
JOGO:

Possui competições assistemáticas ou não possui competições
Caracteriza-se pela espontaneidade, fantasia, flexibilidade das regras e dos nomes.
Possui regras não institucionalizadas\flexíveis.
ESPORTE:
Possui competições sistematizadas
Caracteriza-se pela competição, pela busca do alto rendimento e pelo desenvolvimento de habilidades motoras específicas.
Possui regras institucionalizadas\universais, por  isso necessita de instituições  regulamentadoras (ligas, federações e confederações).
A Importância do Jogo
O jogo oferece situações de aprendizagem ricas e interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vista, modificações de conceitos e conhecimentos diversos.

O jogo,  possibilita ainda, o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas relacionados à sociedade, ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às capacidades e habilidades físico/motoras, aos limites e às regras. Proporcionam experiência de situações de convivência e conflito, transferíveis para o cotidiano familiar, escolar e do mundo do trabalho.



História do Jogo

Os jogos existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da cultura de povos da Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa (RAMOS, 1982, p.56).

Alguns jogos passaram por alterações e muitos deles vieram compor um elenco de modalidades que mais tarde foram disputados nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Há registros de jogos encontrados em paredes de cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades como a caça e pesca) um caráter lúdico.
Classificações dos Jogos

Os jogos são classificados em três categorias, que são interligadas histórica e teoricamente:
        Jogos Populares;
        Jogos de Salão;
        Jogos Esportivos.

Jogos Populares

Os jogos populares são aqueles em que seus elementos podem ser alterados pelos próprios jogadores e possuem regras flexíveis. São jogos que não precisam de materiais elaborados, na maioria das vezes os materiais necessários estão presentes no ambiente de vivência do jogo. Desta forma, os jogos populares variam de lugar para lugar. São exemplos de jogos populares: toca, barra bandeira, esconde-esconde, 7 pecados, notinha, 7 cacos, dono da rua.

Os jogos populares são importantes instrumentos de socialização das crianças e adolescentes, pois permitem ao jogador se conhecer, conhecer o outro e o ambiente onde a atividade é vivenciada. Permitem aos jogadores a vivência de situações problemas que requerem discussões, diálogos e acordos para resolvê-las.
        
Jogos de Salão

Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras pré-determinadas. São caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador  muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, e outros.


Jogos Esportivos

São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois esportes. Exemplos: trave a trave ou barra a barra, futevôlei, dupla, etc.



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