sábado, 6 de outubro de 2018

4° conteúdo - 3° trimestre 9° anos matutino e vespertino

4º CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE
MAYARA CAMPOS  RODRIGUES
Professora de  Ed. Física

Educação física – Relação saúde e lazer

Refletindo a Escola









Refletindo a Educação Física na Escola






O que é saúde?
A organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
Diante desse conceito, buscaremos, na Educação Física, práticas que melhorem e previnam essas condições do ser humano.
Qual a relação entre exercício físico e saúde?
A prática de exercícios físicos contribui para a promoção da saúde de várias maneiras importantes, principalmente na prevenção de doenças e no aumento da autoestima, além de proporcionar um melhor relacionamento social.
Lazer
           É a atividade física que proporciona prazer aos praticantes, realizada no tempo livre.
         O lazer pode ser considerado como um fenômeno psicossocial historicamente construído, o qual está co-relacionado ao mundo do trabalho ou, mais precisamente,contrastado com o mundo das obrigações do ser humano.
O lazer e sua ligação com uma melhor qualidade de vida
 “área específica da experiência humana, com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade”
                                          Carta Internacional de Educação para o Lazer (WLRA, 1993)
Lazer e saúde
“O lazer promove a saúde e o bem-estar, possibilitando aos indivíduos escolher atividades que sejam adequadas aos seus interesses e necessidades”.
Carta Internacional de Educação para o Lazer (WLRA, 1993)
Lazer ativo
Um estilo de vida em que a atividade física é valorizada e integrada na vida diária, com ênfase no lazer.  Nahas, 1998
Dentro da Educação Física, a área do lazer vem proporcionar, no tempo livre do ser humano, atividades que contribuam para melhoria da sua saúde física, mental e social.
Concluindo...
“Pois bem, estas práticas corporais da cultura — expressão de uma  experiência humana —, constituem o conhecimento próprio ao ensino da Educação Física.  A intervenção pedagógica do Professor de Educação Física  comporta assim um enorme e permanente desafio: organizar o  ensino como um tempo e um lugar de conhecer, provar, usufruir,  criar,  recriar e reinventar, de fazer de muitas maneiras, de brincar com essas práticas,  garantindo o humano direito dos estudantes de acesso a esse rico patrimônio cultural. Em outras palavras:  a Educação Física é uma maneira de fruir, de usufruir, de viver e de produzir essa cultura, um modo de enriquecer a experiência humana, se considerarmos que essas práticas são possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de apreender e entender o mundo, e de agir nele.”

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