terça-feira, 25 de setembro de 2018

3º CONTEÚDO 9º ANO MATUTINO E VESPERTINO


3º CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE
MAYARA CAMPOS  RODRIGUES

Professora de  Ed. Física

Ginástica e educação física
GINÁSTICA ANAERÓBICA  (anaeróbia)
&  
GINÁSTICA  AERÓBICA  (aeróbia)
¢Você já fez ginástica?
O que é ginástica?
 Você sabe onde surgiu?
Não sabe responder essas questões?

¢Calma, vamos conhecer um pouco sobre a ginástica e depois você responderá!

¢Mas afinal, o que é ginástica?
História

¢A história da ginástica confunde-se com a história do homem. A ginástica “vem da Pré-história, afirma-se na Antiguidade, estaciona-se na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”.
Idade Contemporânea
A ginástica chega aos nossos dias com o acúmulo de conhecimentos e práticas desenvolvidos pela humanidade ao longo da história, sendo hoje uma prática corporal com inúmeras faces e objetivos. Podemos identificar como funções da ginástica hoje:
-Estético;
-Condicionamento Físico;
-Competição;
-Reabilitação;
-Prevenção;
-Laboral;
-Etc.
     Conceito
É comum as pessoas acharem que toda atividade que há gasto de energia (atividade física) é ginástica.  Mas não é bem assim.
            Segundo Pérez Gallardo 2002, Ginástica é qualquer ação repetitiva com o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade.    (Retirado do Dicionário Crítico de Educação Física)
    Desta forma, toda ginástica é uma atividade física, mas nem toda atividade física é ginástica. Entendeu?
¢Vamos Entender:
Vamos tomar como exemplos duas atividades corporais:        
1ª) Tomar banho
2ª) Malhar na academia
            As duas são atividades físicas porque ambas são atividades corporais que há gasto de energia. Agora, só malhar na academia é ginástica. Vamos entender porque: Para que a atividade seja considerada ginástica, segundo Pérez Gallardo, ela precisa ser uma atividade repetitiva e que tenha o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade. E só a 2ª atividade (malhar na academia) é ginástica porque é uma atividade física repetitiva e que tem o objetivo de melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade. Já tomar banho é uma atividade física e de certa forma repetitiva, mas não tem o objetivo de  melhorar a aptidão física e\ou a execução de uma habilidade, por isso não é ginástica. Alguns conceitos
¢Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira como o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, em que o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado.
¢Padrão corporal é um modelo corporal determinado pela sociedade como o corpo perfeito, o belo, o ideal de se ter naquele momento. Estar distante desse padrão é sinônimo de estar fora de moda.
¢Anabolizantes são drogas fabricadas geralmente do hormônio masculino Testosterona, produzido pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa ,etc. (efeito androgênico).
Curiosidade
¢O termo ginástica tem origem na Grécia antiga e significava “a Arte de exercitar o corpo nu”. Inspirada no ideal grego de harmonia entre corpo e espírito, ou visualizada como a arte das exibições corporais humanas, oriunda do circo, de feiras, de festas. “Sua origem vem do grego gymnikos, adj. que é relativo aos exercícios do corpo, e de gimn(o), elemento de composição culta que traduz a idéia de nu, do grego gymnós, “nu, despido”, não coberto, que se limita ser alguém ou alguma coisa, puro e simples, sem acessórios ou sem modificações” (SOARES, 1998, p. 20 apud LORENZINI, 2005)
GINÁSTICA ANAERÓBICA  (anaeróbia)
¢Anaeróbia significa sem oxigênio e o termo resistência anaeróbia refere-se ao sistema energético que permite aos músculos funcionarem utilizando a energia que têm armazenada . O treino de resistência anaeróbia permite ao atleta tolerar o aumento da concentração de ácido lático.
Exercícios Anaeróbicos
¢Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que não depende do uso do oxigênio, são atividades de curta duração e de grande intensidade, e muitos são direcionados apenas para alguns músculos. Normalmente, o foco dos exercícios anaeróbicos é o aumento da massa muscular, da força e o enrijecimento.
GINÁSTICA  AERÓBICA  (aeróbia)
A Ginástica aeróbica , pode ter vários tipos como a step, espetacular, jump e outras, em sentido amplo, é uma combinação de GINÁSTICA CLÁSSICA com DANÇA.
É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com MÚSICA motivadora.
Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
Exercícios Aeróbicos
Os exercícios aeróbicos trabalham uma grande quantidade de músculos de forma rítmica, aeróbico significa “com oxigênio”, portanto, usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, e também para queimar gordura e glicose que produzem adenosina trifosfato, responsável por transportar energia para as células. São feitos em um determinado nível de intensidade, por um período contínuo, e estimulam a função dos sistemas cardiorespiratório, vascular e o metabolismo.

Pesquisa e socialização
SERÁ REPASSADO  
EM SALA DE AULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário