terça-feira, 10 de abril de 2018

Dança e mídia - 9º ano Matutino e Vespertino


1.    Dança – A dança e a mídia: Conceito e História da Dança Através dos Tempos
  A dança foi a primeira manifestação primitiva da expressão humana que se tem notícia.
  É todo e qualquer movimento contínuo, oriundo de uma sensação, emoção, ou estímulo, com um determinado ritmo e/ ou duração.
  Movimentos expressivos e/ ou interpretativos, conscientes ou não.
  Pode ser considerada Arte quando sensibiliza ou transmite uma idéia para alguém (platéia).
  Dança: sequencia de movimentos corporais executados de maneira ritmada. (Aurélio)

O que as danças representam?
  A dança faz parte da história do mundo e do homem. Fala das descobertas, alegrias e tristeza das inúmeras formas de relação homem-mundo, homem-homem. Remete-nos à riqueza imensa de nossa  cultura, que precisa ser resgatada para que não se perca seu inestimável valor e significado humano. Por meio da dança podemos resgatar nossa cultura, além disso, ela permite ao homem que este extrapole seus sentimentos.

Quais os benefícios provocados pela dança?
Ø  São inúmeros os benefícios, entre eles:
è Melhora na coordenação motora;
è Da flexibilidade;
è Da postura;
è Desinibição;
è Trabalho em grupo;
è Autoestima;
è Perda calórica.

VOCÊ SABE O CONCEITO DE DANÇA E MÍDIA?
OBSERVE:
  A dança é a ação ou a maneira de dançar. Trata-se da execução de movimentos ao ritmo da música, que permite expressar sentimentos e emoções.  Estima-se que a dança tenha sido uma das primeiras manifestações artísticas na história da humanidade.

VOCÊ SABIA?
Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados, é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia.
Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical,
para um determinado público que, ao longo do tempo, foi se desvinculando das particularidades do teatro.

APRENDA MAIS!

O que é mídia? 
            Em comunicação, mídia são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia, muitas vezes, é usado como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.
Não esqueça!
A mídia afeta o que as pessoas pensam sobre si mesmas e como elas percebem as outras. O que pensamos sobre nossa imagem e o que imaginamos o que os outros deveriam ser vêm através da mídia.

Mas, afinal, o que norteia a mídia?
As iniciativas em dança se multiplicam, acontecem por todo país apesar das dificuldades. Corajosos, novatos ou experientes profissionais se aventuram na difícil tarefa de produzir, divulgar e realizar suas propostas artísticas.
A dança e a mídia
A mídia está presente na vida do ser humano, transmitindo informações, alimentando um imaginário e construindo um entendimento de mundo. Foi uma das responsáveis por abrir passagem para a dança e encorajou muita gente que nunca dançou a começar.
  O desenvolvimento e crescimento da dança  são fatores claros e contínuos. Novos ritmos, passos e formas de dançar aparecem a todo momento, mas a essência da dança é o ser humano, a troca de contato corporal e emocional. Por isso, de tudo que a dança já realizou até hoje, uma das mais expressivas e importantes conquistas foi fazer crescer o interesse da sociedade.

“Quem Dança seus males...”
  E nas aulas de Educação Física, é possível dançar?
  O que a aula de Educação Física tem em comum com a dança?



Atividade para Verificação de Estudo (VE) será repassada em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário