quarta-feira, 11 de abril de 2018

8º ANO 1º TRIMESTRE/2018


Pluralidade Cultural
Diferenças fazem parte da raça humana
Os seres humanos variam na cor da pele, na altura, na forma dos olhos, no cabelo, no sexo e em muitas outras características físicas. Diferem também em suas crenças religiosas, nos valores, no modo de estabelecer os laços familiares, no modo como assumem os papéis de homem e mulher e em tantos outros aspectos da organização da vida em sociedade.
A tolerância efetiva permite ao outro manifestar suas diferenças, mesmo que elas afetem suas convicções. Ao mesmo tempo, possibilita manifestar  suas particularidades que podem parecer estranhas para alguém. Certamente, não é um exercício fácil. Mas garante um convívio respeitoso, fraterno e democrático no qual a pluralidade cultural pode se afirmar  e nos ensinar outros pontos de vista.
As formas de discriminação e preconceito entre manifestações culturais são muitas, mas todas têm uma característica comum: o não reconhecimento do outro como igualmente humano e com o direito de ser diferente. Com isso, as vítimas de preconceito ou discriminação sofrem limites severos para manifestar sua cultura, seu modo de pensar, seus sentimentos, desejos, projetos ou valores.

Pluralidade Cultural  nas aulas de Educação Física :

 Adotar uma postura não preconceituosa e não discriminatória é a chave para atingir os objetivos da pluralidade cultural em Educação Física.

 Valorizar danças, esportes, lutas e jogos que compõem o patrimônio cultural brasileiro, originários das diversas  etnias, sociedades e regiões.

 O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.
Aprender a posicionar-se de forma a compreender a relatividade de opiniões, preferências,
gostos, escolhas, é aprender o respeito ao outro. Ensinar suas próprias práticas, histórias, gestos,
tradições, é fazer-se respeitar ao dar-se a conhecer.

Atividade de EF
1-As formas de discriminação e preconceito entre manifestações culturais são muitas, mas todas têm uma característica comum. Que característica é essa?
2-Discorra sobre as formas de discriminação e preconceito entre as manifestações culturais:
3- Como podemos aplicar a pluralidade cultural nas aulas de ed. física?


Nenhum comentário:

Postar um comentário