quarta-feira, 19 de julho de 2017

CONTEÚDO 8 ANO Jogos recreativos individuais e coletivos

Educação física
“8º ano matutino/vespertino”
3º BIMESTRE

Mayara  Campos/Handerson Nascimento
Professores de  Educação Física
2º Colégio Militar da Policia Militar

Marcantonio Vilaça II”


Jogos recreativos individuais e coletivos

História do Jogo
Os jogos existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Há registros de jogos encontrados em paredes de cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades como a caça e pesca) um caráter lúdico.
RECREAÇÃO
A palavra recreação provém do verbo latino “recreare”, que significa recrear, reproduzir ou renovar. A recreação pode, desta forma, compreender as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo busca para melhor ocupar o seu tempo livre.
Objetivo principal dos jogos recreativos
Criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas;
Possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e na afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional.
Características
Deve ser desenvolvida de forma espontânea, sem esperar resultados ou benefícios específicos. Para tanto a opção por sua prática deve ser livre, atendendo os interesses de cada indivíduo;
A prática das atividades recreativas deve levar as pessoas a “estados psicológicos positivos”, se realizando em um clima e com uma atitude predominantemente alegre e entusiasta;
Deve ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal e para as relações sociais, dando lugar à liberação de tensões da vida cotidiana, resgatando os valores essenciais para uma auto-realização.
A Importância do Jogo
O jogo oferece situações de aprendizagem ricas e interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vista, modificações de conceitos e conhecimentos diversos.

Jogo não é Sinônimo de Esporte!
É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal. Para avançarmos na compreensão da manifestação corporal jogo, é necessário termos a compreensão do que é cada um deles.

Jogos Populares
Os jogos populares são aqueles em que seus elementos podem ser alterados/decididos pelos próprios jogadores e que possuem regras flexíveis. São jogos que geralmente não precisam de materiais elaborados, na maioria das vezes os materiais necessários estão presentes no ambiente de vivência do jogo. Desta forma, os jogos populares variam de lugar para lugar. São exemplos de jogos populares de nossa cultura: toca, barra bandeira, se esconder, 7 pecados, notinha, 7 cacos, dono da rua, etc.
Os Jogos Populares e a Formação da Personalidade
Os jogos populares são importantes instrumentos de socialização das crianças e adolescentes, pois permitem ao jogador se conhecer, conhecer o outro e o ambiente onde a atividade é vivenciada. Por necessitar de relações sociais concretas para serem vivenciados. Os jogos populares permitem aos jogadores a vivência de situações problemas que requerem discussões, diálogos e acordos para resolvê-las. E essas vivências são importantes para a formação de um personalidade sociável.
Jogos de Salão
Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras pré-determinadas. Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador  muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc.


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