“8º ano matutino/vespertino”
3º BIMESTRE
Mayara
Campos/Handerson
Nascimento
Professores de Educação Física
2º Colégio Militar da Policia Militar
“Marcantonio Vilaça II”
Jogos
recreativos individuais e coletivos
História do Jogo
Os jogos
existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas
de jogar, nas diversas partes do mundo. Há registros de jogos encontrados em
paredes de cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que
já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades
como a caça e pesca) um caráter lúdico.
RECREAÇÃO
A
palavra recreação provém do verbo latino “recreare”,
que significa recrear, reproduzir ou renovar. A recreação pode, desta forma,
compreender as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo
busca para melhor ocupar o seu tempo livre.
Objetivo
principal dos jogos recreativos
Criar
as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas, além de
promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam
melhorar a qualidade de vida das pessoas;
Possui
ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e na
afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional.
Características
Deve
ser desenvolvida de forma espontânea, sem esperar resultados ou benefícios
específicos. Para tanto a opção por sua prática deve ser livre, atendendo os
interesses de cada indivíduo;
A
prática das atividades recreativas deve levar as pessoas a “estados
psicológicos positivos”, se realizando em um clima e com uma atitude
predominantemente alegre e entusiasta;
Deve
ser um estímulo para a criatividade, um benefício para a formação pessoal e
para as relações sociais, dando lugar à liberação de tensões da vida cotidiana,
resgatando os valores essenciais para uma auto-realização.
A Importância do Jogo
O jogo
oferece situações de aprendizagem ricas e interessantes, promove o
desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o
confronto de
percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vista,
modificações de conceitos e conhecimentos diversos.
Jogo não é Sinônimo de Esporte!
É comum
utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades.
Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal. Para
avançarmos na compreensão da manifestação corporal jogo, é
necessário termos a compreensão do que é cada um deles.
Jogos Populares
Os jogos
populares são aqueles em que seus elementos podem ser alterados/decididos pelos
próprios jogadores e que possuem regras flexíveis. São jogos que geralmente não
precisam de materiais elaborados, na maioria das vezes os materiais necessários
estão presentes no ambiente de vivência do jogo. Desta forma, os jogos
populares variam de lugar para lugar. São exemplos de jogos populares de nossa
cultura: toca, barra bandeira, se esconder, 7 pecados, notinha, 7 cacos, dono
da rua, etc.
Os Jogos Populares e a Formação da
Personalidade
Os jogos populares são importantes
instrumentos de socialização das crianças e adolescentes, pois permitem ao
jogador se conhecer, conhecer o outro e o ambiente onde a atividade é
vivenciada. Por necessitar de relações sociais concretas para serem vivenciados.
Os jogos populares permitem aos jogadores a vivência de situações problemas que
requerem discussões, diálogos e acordos para resolvê-las. E essas vivências são
importantes para a formação de um personalidade sociável.
Jogos de Salão
Os jogos de salão são jogos de
tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem
regras pré-determinadas. Os jogos de salão são caracterizados pela utilização
do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do
jogador muita atenção e concentração
durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão,
baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc.
cade as atividades
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