SEDUC
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO
2° Colégio Militar da Polícia Militar
E.E.de Tempo Integral Marcantônio
Vilaça II
Ato de criação Dec. 29.720 de 15 de
Março de 2010
Coordenadoria Distrital de Educação 6
Professor
(a): Mayara Campos Rodrigues
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Comandante
Audiney Oliveira Ferreira Pinto
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Série: 6º ano
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Turma: 01, 02, 03, 04 e 05.
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EDUCAÇ
ÃO FÍSICA
CONTEÚDO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA 4º BIMESTRE/2016
GINÁSTICA
História
da Ginástica
- A história da ginástica acompanha e se transforma com a evolução da humanidade.
- Na pré-história a atividade física tinha papel relevante para a sobrevivência: “atacar e defender” eram necessidade vital.
- Idade antiga: os exercícios aparecem nas várias formas de luta, remo, natação, jogos , exercícios utilitários, rituais religiosos.
- Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana.
- Atenas a prática do exercício físico era valorizada como educação corporal.
- Em Esparta como preparação para a guerra.
- Em Roma o exercício físico tinha como objetivo a preparação militar.
“O
pancrácio era a base de treinamento dos soldados gregos.”
Significa: pan ("todos") +
Kratos ("força").
Ginástica
passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, “apresentando-se
como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no
trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo,
conquistando status.”
Conceito
de Ginástica
A palavra Ginástica vem do grego
Gymnastiké e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e
dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este
fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos
educativos, competitivos, terapêuticos, etc.”.
Entendemos por Ginástica a prática de
uma ou várias habilidades com o objetivo de adquirir melhor eficiência motora e
de resultados numa determinada performance, levando à capacitação.
Campos
de atuação da Ginástica
- Ginástica de Condicionamento físico
- Ginástica de Competição
- Ginástica Fisioterápicas
- Ginástica de Conscientização Corporal
- Ginástica de Demonstração
Atualmente divide-se em várias
modalidades ou formas de práticas:
- Ginástica Artística
- Ginástica Rítmica
- Ginástica Aeróbica
- Ginástica para todos
- Ginástica Acrobática
- Ginástica de trampolim
Presente
na Cultura Corporal de Movimento existente na escola. Os alunos correm, andam,
saltam, lançam e arremessam, etc.
Desenvolvimento
das habilidades e capacidades para aprimoramento motor.
Promovem
o aprendizado de outros conteúdos da Educação Física Escolar.
Desenvolvimento
de valores sociais dentro e fora da escola.
Ações
na idade adulta: prática de atividade física.
GINÁSTICA RÍTMICA
A Ginástica Rítmica Desportiva – ou
GRD – é um esporte que encanta a quem assiste. Muito conhecida pelas
apresentações com fita, poucas pessoas sabem o nome desse esporte ou que ele é
praticado com outros instrumentos além da fita.
As provas nas competições de GRD podem
ser disputadas individualmente ou em grupo.
São cinco os aparelhos utilizados na
prática da Ginástica Rítmica:
Corda: o aparelho Corda para GR pode
ser de sisal ou sintético, com o comprimento variando de acordo com o tamanho
da ginasta. O exercício corporal predominante no aparelho corda é o salto.
Arco: Não existe um exercício corporal
predominante para o aparelho Arco. Deve haver um equilíbrio entre os exercícios
apresentados: salto, equilíbrio, pivots, flexibilidade e ondas.
Bola: o aparelho Bola para a GR deve
ser de borracha. O exercício corporal predominante do aparelho Bola é a
flexibilidade e ondas.
Maças: o aparelho Maças é composto de duas
maças de 40 a 50 cm. O exercício corporal predominante do aparelho maças é o
equilíbrio.
Fita: o aparelho Fita para a GR deve ter 6
metros no mínimo. A largura da Fita é de 4 a 6 cm e o material pode ser de
cetim de qualquer qualidade.
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