O que é tecnologia? Em que baseia-se o ato de educar? Que relações podemos estabelecer entre as TECNOLOGIAS e o ATO EDUCATIVO?
São
muitos os questionamentos que vem em mente quando falamos: Tecnologia e prática
pedagógica Novas tendências, tecnologias, inovações para a sala de
aula. São muitos adjetivos que ouvimos nesse século XXI. O mundo está em
constante transformação, tecnologias estão transformando nossos sistemas de produções,
de gerações e principalmente de circulação de conhecimento. Mas, e o docente? Estamos preparados
para essa era escolar? Estamos nos capacitando para atender a demanda dos
nossos alunos?
Por
ser professora atuante posso afirmar que apesar de toda essa transformação, a
escola pouco mudou. Professores continuam sendo formados para exercer a função
de apenas transmitir conteúdos, massificando o aluno em provas, atividades e
contextos históricos. Até mesmo quando falamos sobre as tecnologias já incorporadas
nas escolas, elas apenas estão apenas substituindo antigas ferramentas. Por exemplo,
livro em papel vira apenas livro digital, lousa digital ou o retroprojetor toma
o lugar da lousa tradicional, enciclopédias agregadas em sites na internet, onde
o aluno muitas das vezes, copia e cola sua pesquisa. São dinâmicas variadas
sim, porém a sala de aula ainda permanece na mesma.
Em
um
formulário foram respondidas cinco perguntas, onde professores de diversas
áreas responderam.
1.
Você utiliza
recursos tecnológicos nas suas aulas?
Um universo de 66,7% respondeu que
sim, os demais se alternaram entre sempre e às vezes.
2.
Quais
recursos tecnológicos você utiliza ou já utilizou em suas aulas?
Dentre as respostas todos responderam
que utilizam o retroprojetor e notebook. Tivemos um universo menor que citou já
terem utilizado de celular, caixa de som e de rede sociais para atividades.
3.
Você diria que o uso da tecnologia pode ser influente na construção
da aprendizagem?
Tivemos
100% dos questionados afirmando que as tecnologias são influentes na aprendizagem
escolar.
4.
Em sua opinião quais os pontos POSITIVOS da aplicação das
mídias à Prática Pedagógica?
Nas respostas tivemos
que a praticidade dos recursos é relevante, onde a facilitação da aprendizagem
do aluno através dos recursos também desperta a atenção do aluno nas aulas
inovadoras.
5.
Em sua opinião quais os pontos NEGATIVOS da aplicação das
mídias à Prática Pedagógica?
Temos como ponto
negativo a relação professor/aluno que fica comprometida por falta de interações.
Também tivemos como resposta que sua má utilização atrapalha o processo pedagógico.
Portanto,
inovações tecnológicas podem induzir/criar inovações pedagógicas, mas para isso
devem-se levar em consideração os pontos positivos e negativos da tecnologia,
ficando sempre atentos. Também não satisfaz informatizar uma escola ou levar
uma disciplina já ofertada na educação presencial para os ambientes virtuais. Antes
de tudo e necessário, uma mudança de concepção pedagógica para, depois, mudar
as escolhas tecnológicas que apoiarão a nova prática pedagógica. Planejar,
organizar e aplicar.
Mayara Campos Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário