terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Práticas Pedagógicas Inovadoras através da Tecnologia

O que é tecnologia? Em que baseia-se o ato de educar? Que relações podemos estabelecer entre as TECNOLOGIAS e o ATO EDUCATIVO?

São muitos os questionamentos que vem em mente quando falamos: Tecnologia e prática pedagógica Novas tendências, tecnologias, inovações para a sala de aula. São muitos adjetivos que ouvimos nesse século XXI. O mundo está em constante transformação, tecnologias estão transformando nossos sistemas de produções, de gerações e principalmente de circulação de conhecimento. Mas, e o docente? Estamos preparados para essa era escolar? Estamos nos capacitando para atender a demanda dos nossos alunos?
Por ser professora atuante posso afirmar que apesar de toda essa transformação, a escola pouco mudou. Professores continuam sendo formados para exercer a função de apenas transmitir conteúdos, massificando o aluno em provas, atividades e contextos históricos. Até mesmo quando falamos sobre as tecnologias já incorporadas nas escolas, elas apenas estão apenas substituindo antigas ferramentas. Por exemplo, livro em papel vira apenas livro digital, lousa digital ou o retroprojetor toma o lugar da lousa tradicional, enciclopédias agregadas em sites na internet, onde o aluno muitas das vezes, copia e cola sua pesquisa. São dinâmicas variadas sim, porém a sala de aula ainda permanece na mesma.
Em um formulário foram respondidas cinco perguntas, onde professores de diversas áreas responderam.
1.                  Você utiliza recursos tecnológicos nas suas aulas?
Um universo de 66,7% respondeu que sim, os demais se alternaram entre sempre e às vezes.   

2.                  Quais recursos tecnológicos você utiliza ou já utilizou em suas aulas?
Dentre as respostas todos responderam que utilizam o retroprojetor e notebook. Tivemos um universo menor que citou já terem utilizado de celular, caixa de som e de rede sociais para atividades.
 3.                  Você diria que o uso da tecnologia pode ser influente na construção da aprendizagem?
Tivemos 100% dos questionados afirmando que as tecnologias são influentes na aprendizagem escolar.
 4.                  Em sua opinião quais os pontos POSITIVOS da aplicação das mídias à Prática Pedagógica?
Nas respostas tivemos que a praticidade dos recursos é relevante, onde a facilitação da aprendizagem do aluno através dos recursos também desperta a atenção do aluno nas aulas inovadoras.
5.                  Em sua opinião quais os pontos NEGATIVOS da aplicação das mídias à Prática Pedagógica?
Temos como ponto negativo a relação professor/aluno que fica comprometida por falta de interações. Também tivemos como resposta que sua má utilização atrapalha o processo pedagógico.
 Nesses questionamentos e respostas podemos obsevar que não estamos muito longe de alcançarmos a finalidade de inclusão de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas. No entanto torna-se necessário que essa mudança ocorra nos mediadores do conhecimento, os professores. Que neste contexto em que vivenciamos o uso das tecnologias torna-se uma estratégia que, se incorporada com finalidade, planejamento e eficiência, podem trazer benefícios para os alunos, os professores, e as escolas.
Portanto, inovações tecnológicas podem induzir/criar inovações pedagógicas, mas para isso devem-se levar em consideração os pontos positivos e negativos da tecnologia, ficando sempre atentos. Também não satisfaz informatizar uma escola ou levar uma disciplina já ofertada na educação presencial para os ambientes virtuais. Antes de tudo e necessário, uma mudança de concepção pedagógica para, depois, mudar as escolhas tecnológicas que apoiarão a nova prática pedagógica. Planejar, organizar e aplicar.
Mayara Campos Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário