quarta-feira, 24 de julho de 2019

2º TRIMESTRE 9º ANO "EXPRESSÃO CORPORAL - A DANÇA COMO CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO"

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS
2º COLÉGIO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR

Aluno (a):
Professora:     Mayara Campos Rodrigues
Série: 9º ano
Turma: 05/06/07/08/09/10
Data:
Turno: VESPERTINO

"EXPRESSÃO CORPORAL - A DANÇA COMO CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO"

DANÇA NA ESCOLA

A dança pode ser considerada a primeira manifestação do emocional humano, antes da linguagem, antes da música, a necessidade de extravasar um sentimento fez o homem dançar. Com passos simples, movimento místico, dançou de alegria, de tristeza, de gratidão dançou até para anunciar a guerra e descobriu em sua longa e difícil trajetória, que poderia dançar por prazer para ostentar sua riqueza e afirmar seu poder (ASCHCAR, 1998, p. 11).
Dança como atividade física

A dança é entendida como uma forma de comunicação que expressa ideias por meio da linguagem corporal: emoções, sentimentos e valores. Pode ser utilizada como um dos elementos constituintes da cultura corporal a serem tematizados nas aulas de Educação Física.
DEFINIÇÃO

São atividades de manifestação cultural que têm como características a intenção de expressão e comunicação por meio de gestos, na presença de estímulos sonoros.
ESTILOS
Dança Clássica – exige muita disciplina na coreografia;
Dança de Salão – praticada por casais como forma de entretenimento;
Dança Folclórica – reflete as tradições populares;
Dança Moderna ou Contemporânea – utiliza técnica própria, libertando-se dos princípios rígidos da dança clássica.
Expressão Corporal :
é o termo utilizado para transmitir pensamentos e emoções através de gestos e linguagem corporal.
consciência corporal:

é o termo utilizado para dar sentido ao nível mais refinado de conhecimento corporal que depende dos processos sensoriais e motores envolvidos na estruturação do esquema e da imagem corporal.
Imagem corporal:
É uma estruturação cognitiva e reflexiva dos desejos, das atitudes emocionais e das interações do indivíduo.

Esquema corporal:
é uma estruturação neuromotora que permite aos indivíduos estarem conscientes do seu próprio corpo, ajustando-o quanto àS solicitações de situações novas.
CLASSIFICAÇÃO :

DANÇAS TRADICIONAIS – representam a cultura particular de uma região.
Ex: danças indígenas, dos imigrantes    ( alemães, italianos, portugueses, africanos...), brasileiras( fandango, baião, boi - bumbá, boi de mamão, maracatu, frevo, xaxado, quadrilha...)

Danças populares: são as danças atuais, vinculadas pela mídia e ou praticadas pela comunidade.
EX; samba, reggae, axé, dance, rap, sertaneja, funk, rock’n roll...

Danças sistematizadas : são aquelas que possuem técnicas sistematizadas.
Ex: balé, dança contemporânea,dança de salão (valsa, tango, salsa, merengue, samba de gafieira, lambada, maxixe).
Danças e ritmos que fazem parte do cotidiano dos jovens atualmente:
Dance : dança eletrônica com movimentos mais soltos e pequenas coreografias.
Rap : ritmo de dança de rua, com letras que tratam das dificuldades que o povo mais carente enfrenta.
Sertanejo: caracteriza-se pela melodia simples e melancólica.
Axé : dança com características afrodescendentes.
Samba : dança  originária dos escravos africanos.
Forró :dança que exibe malícia e sensualidade.
Funk : tem origem no estilo afrodescendente dos EUA.
Reggae :originária da Jamaica, caracteriza-se pela crítica social. 

ATIVIDADE

1- Defina dança:
2-Qual a classificação das danças?
3- Defina dança popular:
4-Defina dança tradicional:
5-Defina dança sistematizada:
6-Quais são os estilos de dança?
7-Faça um breve histórico do ritmo que será apresentado por seu grupo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário